segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fúrias sobre rodas


(Drive Angry 3D, 2011)




Gênero: 
Ação/Aventura
Duração: 
105min 
Origem: 
EUA 
Direção: 
Patrick Lussier 
Roteiro: 
Patrick Lussier, Todd Farmer 
Produção: 
Michael de Luca, René Bessom
Atores:
Nicolas Cage, William Fichtner, Amber Heard



Eu pessoalmente não gosto quando ouço essa frase, que já esta se tornando clichê, “O nome Nicolas Cage é sinônimo de filme ruim”. É chato ouvir um nome que já protagonizou clássicos como “A outra face” ou “Cidade dos anjos” (pessoalmente dois de meus filmes favoritos) cair em chacota. Mas infelizmente defender o nome do pai de Kal-El atualmente é remar contra a maré. Nicolas Cage parece determinado a lançar seu nome ao fundo do poço, atuando em filmes cada vez mais medíocres. Fúria sobre rodas não foge a regra, sendo um filme fraco, forçado e sem graça. Mulheres nuas, tiros e explosões, não esperem ver nada alem disso no filme, principalmente uma historia decente.


É triste ver o destino de Nicolas Cage, um ator que lutou tanto para ver seu nome crescer em Hollywood, e quatorze anos depois de iniciar sua carreira se consagrou com o Oscar de Melhor ator por “Despedida em Las Vegas”, porem a virada do milênio parece ter selado o destino do ator. Depois de 2001 só consigo citar dois(DOIS) filmes de Nicolas que se salvam, “Senhor da Guerra” e “Kick-ass – Quebrando tudo”, sendo que no segundo ele ainda recebeu apenas um papel de coadjuvante. Eu até tentei me animar quando vi o trailer de "Fúria sobre rodas”, uma ultima esperança de ver o nome Cage novamente ganhar prestigio. “É pode ser legal, pode ter mais que esse trailer mostra no filme.” Pensei inocentemente! Inocentemente errado!

A historia do filme é uma mistureba só. Milton(Cage),é um bandido que morreu há anos e está preso no inferno. Porém quando sua filha é morta e sua neta recém nascida raptada por Jonah King(Billy Burke), líder de um culto satânico que pretende sacrificar o bebe para trazer o inferno a terra, Milton resolve fugir do inferno(?) para vingar sua filha e salvar sua neta. Para trazer Milton de volta para o inferno, o diabo manda seu Contador(??), interpretado por William Fichtner. ALÉM disso Milton conta com a ajuda de Piper(Amber Heard), uma garçonete que possui um carro extremamente potente(???) e dirige feito uma louca(????), e veio a calhar de no mesmo dia em que conhece Milton, ter pedido demissão e encontrado seu noivo, que havia lhe pedido em casamento há DOIS dias(?????), com outra na cama. A moça fica puta e resolve ajudar Milton a cumprir sua missão(??????), se transformando quase que imediatamente em uma assassina em potencial(???????). Esse é o plot oficial do filme, e para cumprir sua missão Milton fará façanhas como levar um tiro no olho e sobreviver(????????), atirar com sua escopeta utilizando uma só mão, ignorando o forte coice da arma(?????????), matar vários homens ao mesmo tempo em que faz sexo com uma garçonete(??????????) e utilizar uma arma que ele roubou do próprio diabo, sem o dito cuja notar sua falta, capaz de matar seres imortais(???????????).


Sabe o que é pior de tudo? Esse roteiro ridículo até que poderia gerar um filme muito bom se entregue nas mãos de diretores eficientes em filmes “Trash”, como Robert Rodriguez. Porém o principal fracasso do filme foi o diretor acreditar que poderia fazer um filme sério a partir desse roteiro. A historia é extremamente forçada, fatos acontecem sem explicação lógica e rápido demais. A facilidade com que Piper deixa de ser uma simples garçonete e aceita seu destino como pistoleira ajudante de um Zumbi vingativo é incrível. A facilidade maior ainda com que a dupla se depara com o vilão principal do filme, o líder de culto Jonah King consegue ser mais impressionante. King é a única pessoa que ao ser caçado, vai ao encontro da pessoa que o caça para facilitar seu trabalho. O diretor Patrick Lussier(do excelente “Dracula 2000”) parece mais preocupado nos efeitos em 3D para assustar o telespectador do que em fazer um filme de qualidade, acreditando que se seguisse a receita de “Dias dos namorados macabro” teria sucesso. Porém um filme precisa de bem mais que balas e membros saindo da tela para cima da platéia. Patrick que também assina o roteiro, não tem a menor preocupação de livrar seu filme do ridículo, não só nos contando uma historia  capenga da maneira mais brega possível, com a visível intenção de deixá-la ainda pior, como também nos entrega efeitos especiais mau feitos, com feridas e machucados exagerados e artificiais, um sangue extremamente falso e nenhuma fidelidade as leis da física. Mas não vou tirar o mérito dele. É preciso MUITA capacidade para fazer um filme fracassar em quase todos os quesitos possíveis. Até as referencias demoníacas são falhas, nos citando nomes não só de demônios, mas até de deuses egípcios, provando que o Patrick não sabe usar nem o Google.


Billy Burke
As atuações também estão tristes. O finado Nicolas Cage, que Deus o tenha, consegue mais uma vez estragar seu talento não apenas participando de um filme ruim, mas não se preocupando com fazer pelo menos uma atuação decente. Milton não tem sentimentos, nem expressões, nem nada. Ele apenas atira em pessoas, faz sexo e dirige carros. Não vemos nele alguém que fugiu do inferno, após anos de sofrimento, com a intenção de vingar sua filha e salvar sua neta. Cage não nos passa nem 1% da profundidade que já passou com Castor Troy ou Seth. Amber Heard(“Zumbilandia”) também faz uma péssima atuação, servindo praticamente de modelo para desfilar com poucas roupas e passando uma imagem de “falsa durona”. 
Amber Heard
Billy Burke(“Crepúsculo”) consegue fazer uma atuação mais fraca que a do pai de Isabella Swan. Na verdade depois ver sua atuação em Furias sobre rodas, chego até a falar que sua atuação na saga dos vampirinhos é uma das melhores de sua carreira. A única atuação que realmente achei boa foi a de William Fichtner(“Crash – No limite”), O experiente ator, com inúmeros filmes bons na carreira e a ótima serie “Prison Break” parece ter aceitado interpretar o Contador do diabo apenas para se divertir, e brincando nos entrega um vilão carismático, que conquistará mais a platéia do que os reais protagonistas do filme. Impossível não simpatizar com a incrível carga sarcástica que Fichtner dá para seu ser demoníaco.

Fúria sobre rodas é ruim em todos os aspectos, o filme tem uma historia ridícula, efeitos especiais ridículos, personagens ridículos, situações ridículas, atuações ridículas, enfim, o filme é completamente ridículo. Ele até seria um filme mais ou menos se tivesse vindo como um filme de comedia, porem ao tentar entregar um filme serio de ação, o diretor acaba nos entregando uma grande piada de mau gosto. O filme segue a mesma linha dos últimos filmes de Cage, do nível de "Motoqueiro fantasma" a pior. Mais um prego para o caixão de Nicolas Cage, aliás, eu achei engraçada a ironia do final do filme, quando Cage volta para o inferno, mas fala que ira sair de novo daquele buraco. Parece que isso reflete a situação atual do ator, no inferno de sua carreira saindo do buraco apenas para cavar um buraco mais fundo ainda. Queria acreditar que ele um dia sairá desse buraco que esta se enterrando e voltará a ser astro de outrora, porém isso cada vez mais se parece com um sonho impossível!


Fúrias sobre rodas 




Você AINDA ASSIM ficou interessado? Bem esta ai o Trailer

6 comentários:

  1. Amigo gostei da sua crítica, porém não concordo na parte que vc diz que o filme MOTOQUEIRO FANTASMA seja ruim, o resta tá legal, e obrigado por me avisar, pois assim economizo tempo e dinheiro!

    (EU FUI UM DOS IMBECIS Q ASSISTI CAÇA AS BRUXAS, QUE ALIAS DEVERIA TER O NOME DE "ESCOLATA AO DEMÔNIO, NICOLAS Q VC DESCANSE EM PAZ"

    ResponderExcluir
  2. Motoqueiro fantasma TINHA TUDO para ser bom, mas no final não foi, unico filme de super-heroi sem ação, e os inimigos são praticamente cardiacos, o filme é parado.... mas sempre a esperança, salvaram huck no segundo filme, por que nao o motoca?

    ResponderExcluir
  3. Que roteiro ceboso é esse? E ainda dizem que o roteiro de Sucker Punch é ruim e confuso, Drive Angry é pior. Ia assisitir o filme ja nao vou mais. Ainda bem que eu resolvi ver Cisne Negro ao invez de Caça as Bruxas, que de bruxa nao tem nada.

    ResponderExcluir
  4. O filme é ruim, a parte mais "demoníaca" do filme é totalmente ridícula, digna de séries como Supernatural, que não é um show de efeitos visuais. Pessoas voando contra as leis da física, sangue de nescau, toddynho, sei lá, e ... o Contador é a parte boa do filme, o resto... é resto.

    ResponderExcluir
  5. lá na parte que voce fala que o diabo mandou o CONTADOR, já percebemos que você não viu o filme, quiçá tem capacidade pra enteder.

    ResponderExcluir
  6. FONTE IMDB(INTERNET MOVIE DATABASE)
    DRIVE ANGRY 3D:
    William Fichtner ... The Accountant
    FONTE DICIONÁRIO DE INGLES:
    The Accountant: O Contador; Aquele que faz as contas.

    é talvez nao tenha capacidade de entender mesmo não, talvez seja preciso uma mente BEM PREPARADA para entender isso. deve ser por isso que tambem não entendo big brother.....

    ResponderExcluir