sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Planeta dos Macacos - A Origem



(The Rise of The Planet of Apes, 2011)




Gênero
Ação/Drama/Sci-fi
Duração
105min 
Origem
EUA
Direção
Rupert Wyatt
Roteiro:
Rick Jaffa, Amanda Silver
Produção:
Rick Jaffa, Amanda Silver, Peter Chernin, Dylan Clark
Atores:
James Franco, Andy Serkis e Fraida Pinto

Eu particularmente sou fã da serie planeta dos macacos. Considero o primeiro filme, de 1968, um dos melhores filmes da historia. Mesmo sem ter vivido na época da guerra fria, fiquei impressionado com o final genial daquele filme. Não sei por que, mas também vejo uma grande beleza em macacos tratando humanos do jeito que eles são tratados na vida real. Eu consegui inclusive gostar da versão do Tim Burton em 2001. Por isso eu realmente já sabia que iria gostar de O Planeta dos Macacos A Origem. Porém eu realmente não esperava que o filme fosse tão bom quanto realmente é. Apesar de não ter caga social do primeiro, tem ma temática social muito maior que o resto da serie e isso acabou criando um excelente filme, e não digo isso só por que sou fã de planetas dos macacos, mas porque ele é, até agora, o melhor filme do ano, e um dos melhores da serie.
Se você foi para esse filme esperando ver os Macacos dominando o mundo, então você provavelmente tem menos de vinte anos e provavelmente nunca viu nenhum filme da serie planetas dos Macacos, que não seja a versão de 2001 de Burton( a mais fraca diga-se de passagem). Os macacos, no filme original, não se rebelaram, não dominaram o mundo e exterminaram os humanos, pois os próprios humanos fazem esse trabalho por eles. Eles apenas herdam a terra, depois que a civilização se destrói em uma guerra atômica( isso não é spoiler, não se preocupe, eles mudaram essa parte no filme, estou apenas contando a historia do filme de 1968). Se quarenta e três anos atrás os macacos não dominaram o mundo, não seria agora, com o poder bélico humano bem maior, que eles conseguiriam tal feito. E mesmo se tivessem essa capacidade, essa nunca foi a intenção deles, pois alem de mais inteligentes do que nos, eles são mais bondosos e humanitários do que a maioria.

A historia, apesar de estar cheio de referencias aos filmes antigos, como o brinquedo em forma de estatua da liberdade, uma macaca chamada Cornelia, e até uma historia espacial, o filme é um reboot, ou seja, uma releitura. Ele muda a explicação de como os macacos herdam a terra, já que a temática da guerra nuclear não cabe mais em nosso contexto, e parte para uma explicação mais tangível e contextualizada com nosso cotidiano. Alias, não espere ver o fim do mundo ou os macacos no poder, pois o nome “A Origem” nunca foi tão bem utilizado. O filme nos mostra realmente apenas a origem do planetas dos macacos. Conta a historia de Will Rodman(James Franco), um renomado e inteligente cientista, que tenta de todas as formas descobrir a cura do Alzheimer, para ajudar seu pai, Charles Rodman(John Lithgow). Ao testar sua droga em uma chimpanzé grávida(Terry Notary), ele acaba aumentando a capacidade cerebral dela e de seu bebe, conseqüentemente. Apos um incidente, a chimpanzé é sacrificada, mas Will não consegue matar o bebe. Ele então resolve adotar o bebe chimpanzé, que recebe o nome de Cesar(Andy Serkis). Cesar com o passar do tempo acaba se tornando muito mais inteligente que a media humana, e apos ser preso em um abrigo para macacos e ver como seus companheiros raciais são tratados, ele resolve dar um basta e levar os primatas a liberdade.




E é disse que o filme fala, sobre liberdade. Os macacos não almejam dominar os humanos. Eles só querem ser livres. Cesar foi criado por Will com muito carinho e amor, e aprendeu a amar os humanos, do mesmo modo que aprendeu a temê-los. O filme acerta ao se preocupar muito mais em criar uma personalidade revolucionária em Cesar, do que focar na revolução em si. Acompanhamos a vida de Cesar desde a infância ate a idade adulta, o vendo aprender como é o mundo humano, às vezes de forma extremamente dolorosa. Mesmo com tudo ao seu redor, Cesar ainda ama Will como um pai, do mesmo jeito que Will o tem como um filho. O carisma de Cesar é tanto, que em nenhum momento torcemos contra os macacos. O roteiro foi perfeitamente pensado e encaixado, sem nunca fugir da lógica dos filmes antigos. É impossível exemplificar isso sem dar spoilers, mas até mínimos detalhes da historia original foram mantidos (vou só falar uma palavra e quem assistiu vai entender,  quem não viu, na hora que ver a cena também ira, “NÃO”, essa cena me deixou com o queixo caído e um enorme sorriso subseqüente.). Sem falar nas duas citações sobre o primeiro filme de 1968, que nos levam a entender que o final do filme de 2011 acontece simultaneamente com o inicio do de 1968, simplesmente genial.

Os efeitos especiais estão perfeitos, quase todos os macacos foram interpretados por atores de verdade, com movimentos corporais e faciais capturados por Motion Capture. Não vemos vários clones idênticos, mas sim vários macacos diferentes, com expressões e personalidades diferentes. Apesar de visivelmente computadorizados, conseguimos ver sentimentos nos macacos, principalmente em Cesar. Vemos raiva, tristeza, duvida. Todas as nuances da mente humana, são refletidas nas expressões de Cesar. A fotografia do filme é linda, sendo clara na época feliz da vida de Cesar, e bem escura no seu claustro. Vale ressaltar a cena em que Cesar vai da infância a fase adulta, envelhecendo a medida que escala uma arvore, uma das cenas mais lindas que já vi na vida.

As cenas de ação também existem, lógico, mesmo não sendo o principal do filme. Porem elas não foram menosprezadas, muito menos rápidas demais. Vemos os macacos vencerem humanos e sua tecnologia utilizando apenas inteligência e força física superior. E mesmo nessas cenas, vemos a principal mensagem do filme, que é quanto o ser humano é mal. Mesmo tendo sido maltratado, Cesar impede que os macacos matem humanos desnecessariamente, enquanto os humanos não têm nenhuma preocupação em matar os macacos, apenas para se verem livres de um problema. Eles poderiam simplesmente deixar os macacos fugirem, mas preferem vê-los mortos a livres. Para os que nunca entenderam como macacos iriam vencer armas de fogo usando lanças, o filme resolve o dilema de forma criativa e nem um pouco forçada. E para os que reclamaram que queriam ver os macacos no poder, é só usar um pouco a imaginação. O final, principalmente a cena durante os créditos, não deixa duvida que seja só uma questão de pouco tempo para os macacos dominarem o planeta, isso sem nenhum esforço por parte deles, então deixem de querer tudo de mão beijada e usem um pouco o crânio para imaginar o que aconteceria 50 anos apos a cena final(tempo até razoável, levando em conta que foram necessários séculos para os macacos dominarem tudo de fato nos primeiros filmes.)

Andiy Serkis e James Franco 
As atuações também são outro ponto forte, James Franco(127 Horas) prova mais uma vez que é ator de calibre espetacular, não nos dando muito menos do que deu no filme de Boyle. Freida Pinto(Quem quer ser um milionário?) faz uma atuação fraca, mas acho que nunca foi esperado dela mais do que “a namorada bonitinha do principal” e não chega a prejudicar a trama. Tom Felton(Harry Potter-Todos) prova que aprendeu muito bem a fazer um papel de “Bullie” com seu Draco Malfoy, e transfere toda essa experiência em dez anos de Harry Potter de maneira satisfatória. Agora a indicação “Oscar Nu” vai mesmo é para Andy Serkis(O Senhor dos Aneis). Ele conseguiu superar, e muito, seu Smeagol com sua atuação no papel de Cesar. Para os mais exigentes, procurem um making of, de alguma cena e vejam Andy em ação. Não é a toa que Cesar conquista tão facilmente com essa espetacular atuação. Os outros “Macacos” também dão um show, principalmente o coreógrafo Terry Notary(Avatar), que sempre atua em filmes de Motion Capture. Ele consegue destacar bem seu Rocket, e a mãe de Cesar, que ele também interpretou.

Planeta dos Macacos A Origem é um filme que ira agradar a grande maioria da platéia. O filme é genial do começo ao fim e não deve ser perdido em hipótese alguma. Típico filme que irei comprar o DVD original e vai para minha coleção pessoal de filmes. Um filme completo, com técnica, historia, diversão e respeito aos filmes originais. O mais incrível é esse filme ter saído das mãos de um diretor inexperiente e novato, o que prova que ainda tem muito diretor competente sem oportunidade por ai, enquanto maquinas de fazer dinheiro e filme ruins como os quatro responsáveis pela saga Crepúsculo (por que ninguém aguenta fazer mais de uma burrada por carreira) continuam gravando crepúsculos e mais crepúsculos, e viva Hollywood mercenária. Como o próprio filme afirma “Esses caras investem em resultado, não em sonhos”!
O Planeta dos Macacos- A Origem

Ficou Interessado? Toma o trailer

Um comentário:

  1. Também gostei muito do filme, apesar de que esse foi o primeiro da série que eu vi. Planejo assistir os mais antigos e o do Tim Burton também.
    Parabéns pela crítica Eduardo!
    Como sempre, muito bom!

    ResponderExcluir