Duração:
96min
Origem:
Brasil
Direção:
Toniko Melo
Roteiro:
Thiago Dotorri, Bráulio Mantovani
Produção:
Paulo Moreli, Fernando Meireles
Atores:
Wagner Moura, Jorge D'elia, Gisele Fróes
Wagner Moura, Jorge D'elia, Gisele Fróes


Contando a historia real de Marcelo Nascimento(Wagner Moura), o maior picareta do Brasil, Vip’s nos apresenta uma versão diferente da oficial, tornando Marcelo uma vítima de seu meio. Um garoto que cresceu com a ausência do pai, um bem sucedido piloto, porém que nutre um incrível amor por este e sonha ser um piloto também. Seguindo os passos do pai, Marcelo sai de casa para realizar seu sonho, mas devido a não conseguir conviver com o rapaz simples que é e ao dom de imitar perfeitamente outras pessoas e suas vozes, Marcelo cria mais de 15 identidades e acaba se envolvendo com o crime. Com sua incrível lábia ele engana pilotos, bandidos, policiais, repórteres, famosos, lideres de quadrilha e até, paradoxalmente ao antigo trabalho de Wagner , o BOPE!
![]() |
Amaury Jr e Wagner Moura |
O filme foi feito para Wagner Moura(“Romance”) brilhar. O ator que hoje em dia é considerado o melhor ator nacional em atividade, realiza sua melhor atuação desde o famoso Capitão Nascimento. Escapando da tentadora opção de criar varias identidades distintas, Wagner alterna perfeitamente entra as facetas de Marcelo, mas sem sair do foco principal do rapaz. A escolha foi perfeita, pois Marcelo é um personagem complicado e um ator menos competente teria estragado tudo. Vemos a evolução de Marcelo de um garoto sonhador e problemático a piloto, bandido, cantor, traficante, empresário, famoso e líder de facção criminosa, mas nunca vemos outro personagem em tela. Mesmo com tantas identidades e comportamentos diferentes ainda conseguimos ver um Marcelo angustiado e sonhador por trás. As outras atuações apesar de menores também foram boas. Gisele Fróes(O divã) nos entrega uma atuação que faz jus ao premio que ganhou. Como mãe de Marcelo, ela consegue criar perfeitamente uma figura carinhosa e ausente ao mesmo tempo, nos fazendo entender o mundo em que Marcelo cresceu, com uma mãe super protetora e amorosa mas ao mesmo tempo distante do filho, que não sabe seus sonhos ou sobre sua vida.
![]() |
Arieta Corrêa e Wagner Moura |
Milhem Cortaz(“Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro”) não tem tempo para desenvolver seu personagem, ficando de plano de fundo, Norival Rizzo(“Nome Próprio”) cria o pai do Marcelo de maneira competente, até mesmo no clímax do filme, tornando um personagem secundário que mal aparece no segundo personagem mais importante da historia. Arieta Corrêa(“Um homem qualquer”) também dá um show com sua Sandra, uma mulher casada com um influente e famoso empresário, uma mulher meio maluca que acaba tendo um caso com Marcelo, mesmo sendo a única que sabe que ele está mentindo e é um farsante. Mas o destaque mesmo vai para Amaury Jr. Mesmo interpretando ELE MESMO, o fofoqueiro prova que não deve abandonar o mundo das reportagens fúteis sobre famosos em festas!

O roteiro também é incrível. Escrito por Thiago Dottori e pelo experiente Bráulio Mantovani, responsável por grandes sucessos nacionais como “Tropa de elite”, “Tropa de elite 2”, “Ultima parada 174” e “Cidade de Deus”, o roteiro nos conta uma historia complexa mas sem confundir nenhuma vez. Ele evolui de maneira sutil ao ponto em Marcelo começa e perder noção da realidade e de quem é realmente, tornando o ambiente ao seu redor confuso. O roteiro também acerta ao esconder uma situação exposta desde o inicio para nós, responsável praticamente por toda a trama e historia de Marcelo, que ao ser revelada ao final nos faz lembrar de detalhes espalhados pelo filme inteiro que davam dicas sobre a verdade por trás dos sonhos do rapaz.

os filmes não são com imagem gravada no cinema né?
ResponderExcluirLaura, não entendi seu comentario....
ResponderExcluir