sábado, 26 de março de 2011

Vip's




(Vip´s, 2011)



Gênero
Drama 
Duração
96min 
Origem
Brasil 
Direção
Toniko Melo 
Roteiro:
Thiago Dotorri, Bráulio Mantovani 
Produção: 
Paulo Moreli, Fernando Meireles 
Atores:
Wagner Moura, Jorge D'elia, Gisele Fróes



Mesmo com o nome de Wagner Moura envolvido e um trailer cativante, confesso que estava receoso de assistir a Vip’s. Apesar da grande evolução nos últimos anos, o cinema nacional ainda tem marcas de incompetência em sua historia. Não sabia se o inexperiente Toniko Melo (“Som e fúria”) teria capacidade de fazer um filme dessa magnitude.  Realmente esperava até talvez um filme chato que cairia em clichês. Porém não foram necessários nem vinte minutos de projeção para me provarem que eu estava completamente errado. Vip’s é mais uma prova que o cinema nacional realmente evoluiu e que podemos até sonhar em competir com filmes estrangeiros, em questões de qualidade, atuações e roteiros. Vip’s é completo nesse aspecto, o filme conta com os três quesitos, se igualando a grandes sucessos nacionais como “Tropa de elite”.

O filme é uma obra como poucas. Escapando de cair na mesmice, Toniko Melo dirigi com firmeza e uma qualidade herdada de seu tutor, Fernando Meireles. Com uma qualidade estética excelente, que está tomando conta dos lançamentos nacionais recentes, um roteiro inteligente, que tinha tudo para dar errado e apenas fazer alusão ao lado bom do crime, como muitos outros fizeram, Vip's mostra na verdade as diversas facetas de um picareta que obviamente possui vários problemas existenciais.  

Contando a historia real de Marcelo Nascimento(Wagner Moura), o maior picareta do Brasil, Vip’s nos apresenta uma versão diferente da oficial, tornando Marcelo uma vítima de seu meio. Um garoto que cresceu com a ausência do pai, um bem sucedido piloto, porém que nutre um incrível amor por este e sonha ser um piloto também. Seguindo os passos do pai, Marcelo sai de casa para realizar seu sonho, mas devido a não conseguir conviver com o rapaz simples que é e ao dom de imitar perfeitamente outras pessoas e suas vozes, Marcelo cria mais de 15 identidades e acaba se envolvendo com o crime. Com sua incrível lábia ele engana  pilotos, bandidos, policiais, repórteres, famosos, lideres de quadrilha e até, paradoxalmente ao antigo trabalho de Wagner , o BOPE!

Amaury Jr e Wagner Moura
O filme foi feito para Wagner Moura(“Romance”) brilhar. O ator que hoje em dia é considerado o melhor ator nacional em atividade, realiza sua melhor atuação desde o famoso Capitão Nascimento. Escapando da tentadora opção de criar varias identidades distintas, Wagner alterna perfeitamente entra as facetas de Marcelo, mas sem sair do foco principal do rapaz. A escolha foi perfeita, pois Marcelo é um personagem complicado e um ator menos competente teria estragado tudo. Vemos a evolução de Marcelo de um garoto sonhador e problemático a piloto, bandido, cantor, traficante, empresário, famoso e líder de facção criminosa, mas nunca vemos outro personagem em tela. Mesmo com tantas identidades e comportamentos diferentes ainda conseguimos ver um Marcelo angustiado e sonhador por trás. As outras atuações apesar de menores também foram boas. Gisele Fróes(O divã) nos entrega uma atuação que faz jus ao premio que  ganhou. Como mãe de Marcelo, ela consegue criar perfeitamente uma figura carinhosa e ausente ao mesmo tempo, nos fazendo entender o mundo em que Marcelo cresceu, com uma mãe super protetora e amorosa mas ao mesmo tempo distante do filho, que não sabe seus sonhos ou sobre sua vida.
Arieta Corrêa e Wagner Moura
Milhem Cortaz(“Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro”) não tem tempo para desenvolver seu personagem, ficando de plano de fundo, Norival Rizzo(“Nome Próprio”) cria o pai do Marcelo de maneira competente, até mesmo no clímax do filme, tornando um personagem secundário que mal aparece no segundo personagem mais importante da historia. Arieta Corrêa(“Um homem qualquer”) também dá um show com sua Sandra, uma mulher casada com um influente e famoso empresário, uma mulher meio maluca que acaba tendo um caso com Marcelo, mesmo sendo a única que sabe que ele está mentindo e é um farsante. Mas o destaque mesmo vai para Amaury Jr. Mesmo interpretando ELE MESMO,  o fofoqueiro prova que não deve abandonar o mundo das reportagens fúteis sobre famosos em festas!

Toniko Melo prova que aprendeu bem e dá um show na direção. Com belas tomadas, inclusive aéreas, Vip’s tem uma qualidade gráfica impressionante.  A montagem é rápida, porém não nos dá dor de cabeça. Toniko também chama atenção a varias coisas fora de foco que não são explicadas, deixando um ar de mistério e nos fazendo pensar, como as fotos no espelho da mãe de Marcelo, em especial a de uma passista com dois homens, que é mostrada diretamente varias vezes durante o filme, inclusive em foco principal na primeira cena e no clímax do filme, mas sem nunca ser explicada qual sua relação com a historia(apesar da explicação ser lógica para quem conhece a historia real de Marcelo).

O roteiro também é incrível. Escrito por Thiago Dottori e pelo experiente Bráulio Mantovani, responsável por grandes sucessos nacionais como “Tropa de elite”, “Tropa de elite 2”, “Ultima parada 174” e “Cidade de Deus”, o roteiro nos conta uma historia complexa mas sem confundir nenhuma vez. Ele evolui de maneira sutil ao ponto em Marcelo começa e perder noção da realidade e de quem é realmente, tornando o ambiente ao seu redor confuso. O roteiro também acerta ao esconder uma situação exposta desde o inicio para nós, responsável praticamente por toda a trama e historia de Marcelo, que ao ser revelada ao final nos faz lembrar de detalhes espalhados pelo filme inteiro que davam dicas sobre a verdade por trás dos sonhos do rapaz.

O filme conta uma história complexa e surpreendente de maneira simples, objetiva e divertida, se tornando um novo marco no cinema nacional. Tendo ganhado já quatro prêmios no Festival do Rio, outros com certeza ainda virão. Vip’s é mais uma prova que o cinema nacional está em uma fase de sucesso, bem diferente de como já foi um dia. Com certeza o filme será lembrado como um dos grandes sucessos nacionais e de uma vez por todas consagra Wagner Moura, que com seu próximo filme("Elysium") com certeza deixara de ser um sucesso apenas nacional para ser conhecido mundialmente. Quem sabe ele não faz em Hollywood o que Rodrigo Santoro não conseguiu e chega ao nível de Alice Braga, sendo reconhecida hoje em Hollywood como uma excelente atriz e tendo sua atuação em vários filmes estrangeiros elogiada. Ou quem sabe Wagner até, por que não sonhar, supera Alice, sendo reconhecido mundialmente por seu trabalho? Eu apostaria minhas fichas que o primeiro ator Brasileiro a PROTAGONIZAR um filme em Hollywood seria ele.     


Vip's




Fico Interessado? Toma o trailer

2 comentários: