quinta-feira, 19 de maio de 2011

127 Horas

(127 Hours, 2010)



Gênero
Drama/Biografia 
Duração
94min 
Origem
EUA
Direção
Danny Boyle
Roteiro:
Danny Boyle, Simon Beaufoy
Produção: 
Danny Boyle, Christian Colson, John Smithson
Atores:
James Franco



Historias de sobrevivências e situações limites são um terreno interessante e pouco explorado no cinema. Mesmo assim, um filme precisa de bastante cuidado para não ser comparado com filmes anteriores desse estilo. 127 Horas tinha tudo para ser comparado com “O Naufrago”: protagonista sozinho e preso em um ambiente hostil, tendo que fazer o inimaginável para sobreviver e não perder a lucidez. Porém 127 Horas têm algo que seu predecessor marítimo não possuía e isso o faz único, emocionante e bem diferente! Essa coisa se chama Danny Boyle(Sunshine – Ameaça Solar).

O ganhador do Oscar de 2009 com o emocionante “Quem que ser um milionário?”, que possui um currículo repleto de filmes excelentes, foi a melhor escolha possível para esse filme. Com suas técnicas excêntricas e exageradas, Boyle dá ao filme um clima único, que apenas pode ser comparado com outros filmes do diretor. Porém, com a carga dramática da historia e a magnífica atuação de James Franco, 127 Horas¸ apesar de não ter ganhado Oscar em 2011, é de longe a melhor obra da, já recheada de elogios, filmografia de Boyle.

O filme conta a historia de real de Aron Ralston(James Franco), um engenheiro americano e alpinista por paixão, que sofre um acidente ao tentar descer em uma fenda nos cânions isolados de Utah. Uma grande rocha rola e cai em cima de seu braço direito, prendendo Aron. Por conta de sua localização isolada e de que não avisou para ninguém para onde estava indo, o alpinista fica por 127 horas(mais de cinco dias) preso nessa fenda, sem comida,com pouca água e sem cobertas para as congelantes noites de Utah. Nesse período ele grava seu claustro e passa a refletir sobre todos seus erros na vida. Não contando spoilers, apesar dessa historia ser famosa, poucos no Brasil a conhecem, mas fica a dica: Ele ainda hoje esta vivo.



Esse filme tem dois grandes trunfos, o primeiro é a direção de Danny Boyle. Conhecido por tentar quebrar o recorde de FPS - frames por segundos - em um filme( ok, isso foi uma piada, ele não fez isso),a  direção de Boyle é muito mais visual que por diálogos, perfeito para um filme onde o protagonista esta sozinho 90% do tempo. Com sua edição acelerada, cortes rápidos, múltiplas cenas simultâneas e justapostas, e uma trilha sonora excêntrica porem que combina perfeitamente com cada cena, Boyle da um ritmo acelerado para filme, que só tem seu titulo mostrado vários minutos depois do inicio da projeção, exatamente quando Aron fica preso na fenda. Esse clima frenético que Boyle é especialista em criar, proporciona uma sensação interessante para o filme, pois em alguns minutos veremos o que se passaram por dias.

A violência de Boyle está presente mais uma vez. Conhecido por usar cenas bastante fortes e chocantes em seus filmes, Boyle mais uma vez consegue passar náuseas e calafrios para a platéia sem que esta tire os olhos do que vê. Apesar de poucas cenas fortes no filme, preparasse para ver algo no estilo dos filmes de ação que Boyle gravou, como “Extermínio” ou “Sunshine”! Boyle utiliza essa violência para chocar e aumentar o impacto na platéia ao pensar que aquilo tudo estamos vendo realmente aconteceu. E isso é o responsável por toda carga emocional do filme. Desafio alguém não se emocionar com o final do filme, principalmente quando o real Aron Ralston aparece.

O segundo grande trunfo se chama James Franco(Homem Aranha). O filme se sustenta na atuação de Franco, sendo ele praticamente o único ator da película. Eu nunca tinha visto Franco como um excelente ator, apesar de assumir que me impressionei ao vê-lo beijar romanticamente Sean Pean em “Milk – A voz da igualdade”, porém a atuação dele em 127 Horas é simplesmente perfeita. Ele consegue passar toda profundidade de alguém que, de repente e sem esperar por isso, vê algo acontecer e mudar completamente sua vida. Vemos a vontade de viver nos olhos de franco como se ele estivesse realmente preso embaixo daquela rocha.E principalmente vemos um homem surtado depois de cinco dias de solidão e desnutrição. Essa foi com certeza a atuação da vida de Franco, não duvidando de seu potencial, mas acho difícil ele conseguir superar-la. Outras pessoas no filme aparecem, mas quando falam, têm no Maximo 10 frases no filme inteiro, sendo difícil uma análise mais profunda.

Não há realmente muito o que se falar desse filme, alem de que ele mereceu sua indicação pelo Oscar e talvez merecia mais a estatueta que o vencedor “Discurso do Rei”. Uma historia real e emocionante contada de maneira frenética, 127 Horas é um filme imperdível, não entendi o por que a FOX não investiu no filme o divulgando meu mais salas. Porém para quem ainda têm como assisti-lo no cinema corram. Para aquelas que ele não estreou em sua cidade, a grande maioria, assista-o ASSIM que sair em DVD.


127 Horas

Fico Interessado? Toma o trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário