quinta-feira, 5 de maio de 2011

Água para elefantes

(Water for Elephants, 2011)



Gênero
Drama
Duração
122min 
Origem
EUA
Direção
Francis Lawrence
Roteiro:
Francis Lawrence
Produção: 
Gil Netter, Erwin Stoff, Andrew R. Tennenbaum
Atores:
Robert Pattinson, Reese Witherspoon, Christoph Waltz



Preconceito! Queira ou não todos temos algum tipo de preconceito, não adianta negar. Por mais contra o preconceito que eu seja, às vezes, devo assumir, que possuo algo que chamo de preconceito cinematográfico e do mesmo jeito que tive há dez anos preconceito com Leonardo di Caprio e perdi vários ótimos filmes do ator, hoje tenho com a saga crepúsculo. E quando digo com a saga, digo a saga inteira, o “menage a troi” principal, a diretora, o roteirista, os câmeras, figurantes... Enfim, Atualmente esse preconceito me fez passar longe de qualquer notícia, trailer ou algo sobre “Água para elefantes” justamente por ter o nome ROBERT PATTINSON no pôster. Felizmente, o trailer do filme me pegou de surpresa uma semana atrás quando fui ao cinema(não digo qual filme assisti... crítica ainda inédita aqui), e imediatamente me cativou. E tenho que assumir, o preconceito é uma droga!


Não estou falando que Pattinson me surpreendeu, apesar de até ter me surpreendido mesmo, mas sim que quase perdi um filme excelente por conta de um nome. Sim “Água para elefantes” é um ótimo filme. Não estamos falando de um romance, como eu esperava de um filme do ator, mas sim de drama que mostra o quão cruel o ambiente circense era (e em alguns casos, ainda É). O filme nos mostra mais que uma historia de amor, mas sim uma historia de vida, de um homem que sofreu, lutou, amou e enfrentou tudo para tentar ser feliz de novo. É ai que morava o perigo, pois esse homem era interpretado por Pattinson, mas felizmente ele não decepciona, e mostra que só teve azar de começar sua carreira cinematográfica com dois blockbusters adolescentes quase sem historia.

O filme nos conta a historia da vida de Jacob Jankowski(Hal Holbrook/Robert Pattinson), um jovem que pouco antes de se formar em veterinária, perde os dois pais em acidente de carro. Para piorar, o banco confisca sua casa e todos seus bens, pois seu pai tinha feito um empréstimo para pagar seus estudos e isso o deixa na miséria. Sem rumo Jacob entra no primeiro trem que passa, o trem do circo Irmãos Benzini. O dono do circo August Rosenbluth(Christoph Waltz) o contrata como veterinário do circo, após Jacob salvar sua esposa, Marlena Rosenbluth(Reese Witherspoon), de um acidente ao diagnosticar uma doença no cavalo que ela utilizava. Para substituir o cavalo August compra uma elefanta, Rosie. A elefanta acaba criando um romance entre Jacob e Marlena, o que enfurece o perigoso, violento e ciumento August.



Não se engane, o romance entre os dois é o plano de fundo da historia. O filme acerta ao mostra não um romance, mas sim a vida de Jacob, narrada pelo próprio com noventa anos de idade. Vemos Jacob passar por todas as etapas da vida em um circo, presenciando crueldades com animais e humanos. August é um homem cruel que só pensa em ficar rico. Ele não tem pena de ninguém ou nenhum animal e não se sente culpado em matar aqueles que não lhe servem mais ou lhe atrapalham. E o romance entre o casal principal também não é algo como o papel antigo de Pattinson, quando bastou um rápido olhar na entrada da escola e sentir aquele cheirinho para ser amor eterno. Vemos um romance evoluir lentamente de uma luxuria inicial de Jacob ao ver a bela encantadora de cavalos. E mais lentamente ainda vemos ele ser correspondido pela bela Marlena, cansada de seu marido malvado e as vezes agressivo. E e nesse ritmo lento que vemos o romance começar e terminar varias, com o fato o arrependimento batendo em Marlena a cada passo que ela dá em direção a traição, não só de seu marido mas do homem que a tirou de uma vida sem futuro e lhe transformou em uma estrela. 

Francis Lawrence(Constantine) prova que não sabe fazer apenas filme de ação e nos entrega um drama maduro e bastante sentimental. A carga dramática de Água para elefantes é grande e bem pensada. Não vemos cenas forçadas e a historia flui com uma naturalidade incrível. As cenas circenses foram muito bem gravadas e mostram bem o contraste que são os circos. O próprio protagonista fala em determinado momento que viu o paraíso no picadeiro ao ver o espetáculo, e logo após viu o inferno. Belas cenas em trapézios e de palhaços são alternadas com cenas de bebedeiras, maltratos e violência. Um ponto interessante é o palhaço anão do circo, personagem que na verdade é extremamente ignorante e irritado. A fotografia também é bela, com cores vivas e alegres nos espetáculos, e mortas “por traz do palco”.

Waltz e Witherspoon
As atuações também são boas. Apesar de ser a pior atuação entre os protagonistas e ainda ter vários resquícios de Edward Cullen, Robert Pattinson(Lembranças), surpreende. Apesar de não ser um excelente ator, ele se mostra uma rocha bruta que se bem lapidada pode gerar um ótimo resultado. Ele faz com competência o jovem Jacob e até que fala bem em polonês quando necessário. Nas cenas dramáticas ele se sai muito bem, perdendo apenas em cenas de romance, onde ele visivelmente deve criar novas expressões faciais se quiser ser aceito como bom ator. A vencedora do Oscar Reese Witherspoon(Johnny e June) não decepciona com sua Marlena. Se saindo melhor que Pattinson, mas ainda não tão bom como já foi, Reese cria uma jovem sofrida porem ainda sonhadora. O vencedor do 
Oscar Christoph Waltz(Bastardos Inglorios) está como sempre fenomenal, nos entregando mais um vilão que oscila entra o carisma e a crueldade, mas sem imitar seu Coronel Lanza, que lhe conferiu o Oscar em 2010. August não é necessariamente mal, mas sim cruel, se alguém consegue perceber a diferença. Um homem capaz de tudo para conseguir seus objetivos. Porém a MELHOR atuação do filme é sem duvida alguma da elefanta Rosie(Não sei o nome dela nem se já gravou filmes). A carismática e obesa animal faz um show como vi poucos animais conseguirem fazer em filmes. Chamem-me de louco, mas consegui ver expressões faciais nela. Prepare-se para vê-la fazer coisas impressionantes.

O filme atraia a vários públicos, pessoas procurando romance, drama, amantes de circo e até amantes de animais. Sem esquecer é claro das amantes de Pattinson. A interação dele com a gigantesca elefanta é incrível.  Vemos muita naturalidade de Pattinson quando em cena com Rosie, como se fosse um veterinário de verdade. Grande ponto positivo para o ator. Os efeitos especiais, apesar de não necessários em um filme como esse, superam “Constantine” e” Eu sou a lenda”, trabalhos prévios de Francis. Ele também assina o roteiro, uma adaptação do livro homônimo de Sara Gruen. Sobre o roteiro não darei spoilers, mas o filme tem um final, apesar de previsível, bastante emocionante. É possível ADVINHAR a ultima frase do filme, mas mesmo assim ela é passada com tamanha emoção que é impossível não se sensibilizar. É uma das poucas vezes que você torce para que o final do filme seja realmente aquele obvio e previsível desde o inicio.

Água para elefantes é ótimo filme, apesar de que não irá, com certeza, nao ser um dos melhores filmes de 2011, definitivamente deve ser conferido, se não no cinema pelo menos em DVD ou Blu ray. Principalmente se a temática circense ou de animais adestrados lhe atrai, pois o foco do filme é bem mais esse que o romance principal. Temos aqui um filme emocionante, com cenas que darão calafrios e farão algumas pessoas chorar com certeza. E sobre Pattinson a esperança é a ultima que morre, vou aprender com esse meu erro e não evitar o próximo filme do rapaz!(exceto se é filme se chamar Amanhecer)


Água para elefantes 


Fico Interessado? Toma o trailer

Um comentário:

  1. ótimo filme e melhor atuação de Robert Pattinson, eu tenho fé nele.

    ResponderExcluir