quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Super 8


(Super 8, 2011)




Gênero
Sci-fi /Thriller
Duração
112min 
Origem
EUA
Direção
J.J. Abrams
Roteiro:
J.J. Abrams
Produção: 
J.J. Abrams, Steven Speilberg
Atores:
Elle Fanning, Joel Courtney, e Elle Fanning





Eu estava com medo de ver esse filme. A expectativa sobre nomes fortes como J.J. Abrams e Steve Spielberg era alta e com isso uma decepção bem maior se o filme fosse menos que excelente. Um mediano não caberia no contexto. Por mais que o filme fosse muito bom, todos que iriam assisti-lo, ainda mais depois dos trailers espetaculares liberados, esperariam uma obra prima. Uma surpresa nesse filme seria algo muito ruim, pois significaria menos que a perfeição. Eis que o filme me surpreende duplamente. Primeiro por realmente não ser nada do que eu estava esperando. Segundo por conseguir ser ainda melhor. Super 8 é simplesmente a produção mais Genial de J.J. Abrams.


Todos com certeza irão entrar na sala do cinema esperando um filme de Alienígena, com cenas e efeitos espetaculares. Mas ai que entra a genialidade de J.J. Abrams. O filme de fato possui Alienígenas, possui efeitos espetaculares, mas esses fatos estão bem longe de ser o foco principal do filme. Alias o filme possui tantos focos, que é difícil saber se ele se quer tem um foco principal. E se tiver não tenho medo de falar que seria esse: Steven Spielberg. Super 8 é mais que um filme sobre Alienígenas, é mais que um filme sobre crianças aventureiras, é mais que um filme sobre o ser humano, maldade e relações familiares, é mais que um filme sobre cinema e filmes amadores, e é mais que um filme sobre amor adolescente, amizade e amor paternal, apesar de todos esses focos estarem presentes. Super 8 é um filme sobre Spielberg. Uma homenagem direta de J.J. Abrams para seu ídolo assumido e um dos maiores nomes do cinema.

Não é difícil vermos similaridades com vários filmes de Spielberg. E.T e os Goonies são as mais visíveis, mas também é possível ver referencias a Indiana Jones, Jurassic Park, Contatos imediatos de terceiro grau, A.I., e até mesmo Guerra dos mundos. Esta tudo lá, referencias, cenas parecidas. Algumas perceptíveis, outras bem escondidas, mas não tem como negar que o filme foi inspirado na filmografia de Spielberg, que também produz Super 8. Eu confesso que entrei no cinema esperando um filmaço, e assiste uma obra de arte para poucos. Queira ou não para você gostar realmente de Super 8, você precisa gostar de Spielberg. Não digo isso querendo falar que você precisa gostar dos filmes dele, pois isso não é difícil, mas precisa gostar do diretor, entender como ele grava filmes, conhecer filmografia e ser algo parecido com J.J. Abrams, um fã.



A historia do filme gira em torno de Joe Lamb(Joel Courtney), um garoto que perdeu a mãe a poucos meses e ainda não aceitou bem o fato, muito menos se acostumou a viver sozinho com o Pai, Jackson Lamb(Kyle Chandler), policial local e não muito afetivo. Para esquecer a dor da morte da mãe, Joe conta com seus amigos, que estão gravando um filme sobre mortos vivos( que também é simplesmente genial). Então o seu melhor amigo e diretor do filme, Charles(Riley Griffiths) convida para  filme Alice Dainard(Elle Fanning) cujo pai indiretamente foi responsável pela morte da mãe de Joe. Em meio a esse cenário e ao inicio de uma amor inocente e impossível das duas crianças, o grupo se vê envolvido em uma conspiração bem maior ao presenciar o descarrilamento de um trem da Força Aérea do exercito, que transportava um alienígena. É entao que a vida dos garotos e de toda a cidade muda drasticamente com esse acontecimento.

Como mostrado, a historia não é simples, nem ao menos infantil. Temos vários momentos emocionais, envolvendo o grupo de amigos, Joe e seu pai, Joe e Alice, Alice e seu pai e até os dois pais das crianças. Sentimentos variados são mostrados de maneira incrível. Vemos perfeitamente os conflitos de duas famílias em ruínas, ao mesmo tempo em que as crianças tentam fugir da difícil realidade em que vivem, gravando um filme e descobrindo o amor. E como se só isso não fosse o suficiente para um ótimo filme, ainda tem um E.T. gigante em fúria. É incrível como entre brigas e conflitos familiares, e amizades ameaçadas por problemas adultos, fatos que consomem grande parte da película, J.J. Abrams nunca nos deixa esquecer que o filme não é de Drama, e que ALEM de todos os problemas que os protagonistas mirins enfrentam, ainda tem um alienígena solto e um general capaz de sacrificar até crianças para recuperá-lo.  

Os efeitos especiais são incríveis. A cena do descarrilamento do trem é umas das melhores cenas de catástrofes que já vi. O E.T também, que nunca é mostrado diretamente, segue a mesma linha de Cloverfield: O monstro. É algo que não podemos definir com um adjetivo diferente de “coisa”. Apesar de ser um PG-13, A violência também esta lá, levemente e nunca visível, mas perfeitamente imaginável. A fotografia é linda, com tons escuros em contrastes com os famosos flares de J.J, que poderiam ter sido perfeitamente deixados de lado. O figurino dos anos 70-80 também esta perfeito, fazendo com que muitas vezes achemos que estamos realmente num cinema dos anos 80.  Tecnicamente o filme beira perfeição. Outro ponto incrível do filme foi a capacidade de J.J. Abrams mostrar como humanos podem ser malignos e egoístas, ao mesmo tempo em que um monstro assassino pode demonstrar incrível humanidade. O Alien não é mal, apesar de estar matando. Ele só está assustado depois de anos de tortura, e apenas quer ir para casa. Dou ênfase especial para uma cena mais ao final quando Joe fica de cara a cara com o Alien. Sem dar muito spoiler, apenas digo que de uma maneira genial e simples, J.J. Abrams passou para monstro uma humanidade incrível e um dialogo excepcional entre ele e Joe, mesmo o monstro não falando uma só palavra.

Joel Courtney e Elle Fannig
As atuações são o grande responsável pelo sucesso do filme, já que ele gira mais em torno da relação das crianças do que com ação. Cada criança é um individuo único, com características marcantes e carisma próprio, no melhor estilo Gonnies. Joel Courtney e Elle Fanning(O curioso caso de Benjamin Button) formam um casal como apenas grandes atores adultos conseguem. A química entre os dois é quase natural. O principal destaque vai para jovem irmã da superestimada Dakota Fanning. É notório que não vou com a cara da jovem prodígio Dakota, por motivos pessoais (especificamente desde Guerra dos mundos), mas todo meu desdém por ela foi transferido em 
Elle Fanning Denovo <3
amor para sua Irma Elle(<3). Compararia Elle com Chloe Moretz(Kick-Ass), uma jovem atriz que tem um grande futuro pela frente. Kyle Chandler(King Kong) e Ron Eldard(Falcão negro em perigo) não dão mais do que o esperado, mas também não decepcionam como os pais do casal mirim. Eles passam todo o drama adulto de um recém viúvo e um homem solitário que se culpa por destruir uma família. Noah Emmerich(Celular- Um grito de socorro) nos entrega uma boa atuação, criando o vilão do filme de um forma que todos o odeiem. Seu Coronel Nelec é egoísta e só pensa em si próprio.

Super 8 é uma experiência única e indispensável, principalmente se você for fã de Spielberg, provavelmente ele não agradara a gregos e troianos, e será mas uma exemplo de ame ou deixe-o. Porem ele é talvez uma das melhores surpresas de 2011, pois J.J Abrams prometeu um bom filme e nos entregou um filme lindo. Até imagino a cara de felicidade de Spielberg ao assistir o filme e falar “ei tem aquela cena em Jurassic Park”, pois eu particularmente passei a seção inteira repetindo essa frase, mudando apenas o filme exemplo. Simplesmente Genial.
Ps: Não ousem se levantar da cadeiras no fim do filme, pois durante dos créditos é exibido o filme que os garotos estavam gravando, que sem duvidas, merece até um critica própria de tão bom que é.

Super 8

Ficou Interessado? Toma o trailer

2 comentários:

  1. Vou ver esse filme hoje.
    Parabéns pela crítica Eduardo! Já tava sentindo falta da sua opinião sobre os lançamentos xD

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ótima crítica, você escreve muito bem, esta de parabéns. Continue o bom trabalho, pois sempre vou acompanhar sua críticas e opniões

    ResponderExcluir