Duração:
122min
Origem:
EUA
Direção:
Francis Lawrence
Roteiro:
Francis Lawrence
Produção:
Gil Netter, Erwin Stoff, Andrew R. Tennenbaum
Atores:
Robert Pattinson, Reese Witherspoon, Christoph Waltz

Preconceito! Queira ou não todos temos algum tipo de preconceito, não adianta negar. Por mais contra o preconceito que eu seja, às vezes, devo assumir, que possuo algo que chamo de preconceito cinematográfico e do mesmo jeito que tive há dez anos preconceito com Leonardo di Caprio e perdi vários ótimos filmes do ator, hoje tenho com a saga crepúsculo. E quando digo com a saga, digo a saga inteira, o “menage a troi” principal, a diretora, o roteirista, os câmeras, figurantes... Enfim, Atualmente esse preconceito me fez passar longe de qualquer notícia, trailer ou algo sobre “Água para elefantes” justamente por ter o nome ROBERT PATTINSON no pôster. Felizmente, o trailer do filme me pegou de surpresa uma semana atrás quando fui ao cinema(não digo qual filme assisti... crítica ainda inédita aqui), e imediatamente me cativou. E tenho que assumir, o preconceito é uma droga!

O filme nos conta a historia da vida de Jacob Jankowski(Hal Holbrook/Robert Pattinson), um jovem que pouco antes de se formar em veterinária, perde os dois pais em acidente de carro. Para piorar, o banco confisca sua casa e todos seus bens, pois seu pai tinha feito um empréstimo para pagar seus estudos e isso o deixa na miséria. Sem rumo Jacob entra no primeiro trem que passa, o trem do circo Irmãos Benzini. O dono do circo August Rosenbluth(Christoph Waltz) o contrata como veterinário do circo, após Jacob salvar sua esposa, Marlena Rosenbluth(Reese Witherspoon), de um acidente ao diagnosticar uma doença no cavalo que ela utilizava. Para substituir o cavalo August compra uma elefanta, Rosie. A elefanta acaba criando um romance entre Jacob e Marlena, o que enfurece o perigoso, violento e ciumento August.

Francis Lawrence(Constantine) prova que não sabe fazer apenas filme de ação e nos entrega um drama maduro e bastante sentimental. A carga dramática de Água para elefantes é grande e bem pensada. Não vemos cenas forçadas e a historia flui com uma naturalidade incrível. As cenas circenses foram muito bem gravadas e mostram bem o contraste que são os circos. O próprio protagonista fala em determinado momento que viu o paraíso no picadeiro ao ver o espetáculo, e logo após viu o inferno. Belas cenas em trapézios e de palhaços são alternadas com cenas de bebedeiras, maltratos e violência. Um ponto interessante é o palhaço anão do circo, personagem que na verdade é extremamente ignorante e irritado. A fotografia também é bela, com cores vivas e alegres nos espetáculos, e mortas “por traz do palco”.
![]() |
Waltz e Witherspoon |
As atuações também são boas. Apesar de ser a pior atuação entre os protagonistas e ainda ter vários resquícios de Edward Cullen, Robert Pattinson(Lembranças), surpreende. Apesar de não ser um excelente ator, ele se mostra uma rocha bruta que se bem lapidada pode gerar um ótimo resultado. Ele faz com competência o jovem Jacob e até que fala bem em polonês quando necessário. Nas cenas dramáticas ele se sai muito bem, perdendo apenas em cenas de romance, onde ele visivelmente deve criar novas expressões faciais se quiser ser aceito como bom ator. A vencedora do Oscar Reese Witherspoon(Johnny e June) não decepciona com sua Marlena. Se saindo melhor que Pattinson, mas ainda não tão bom como já foi, Reese cria uma jovem sofrida porem ainda sonhadora. O vencedor do

O filme atraia a vários públicos, pessoas procurando romance, drama, amantes de circo e até amantes de animais. Sem esquecer é claro das amantes de Pattinson. A interação dele com a gigantesca elefanta é incrível. Vemos muita naturalidade de Pattinson quando em cena com Rosie, como se fosse um veterinário de verdade. Grande ponto positivo para o ator. Os efeitos especiais, apesar de não necessários em um filme como esse, superam “Constantine” e” Eu sou a lenda”, trabalhos prévios de Francis. Ele também assina o roteiro, uma adaptação do livro homônimo de Sara Gruen. Sobre o roteiro não darei spoilers, mas o filme tem um final, apesar de previsível, bastante emocionante. É possível ADVINHAR a ultima frase do filme, mas mesmo assim ela é passada com tamanha emoção que é impossível não se sensibilizar. É uma das poucas vezes que você torce para que o final do filme seja realmente aquele obvio e previsível desde o inicio.
Água para elefantes é ótimo filme, apesar de que não irá, com certeza, nao ser um dos melhores filmes de 2011, definitivamente deve ser conferido, se não no cinema pelo menos em DVD ou Blu ray. Principalmente se a temática circense ou de animais adestrados lhe atrai, pois o foco do filme é bem mais esse que o romance principal. Temos aqui um filme emocionante, com cenas que darão calafrios e farão algumas pessoas chorar com certeza. E sobre Pattinson a esperança é a ultima que morre, vou aprender com esse meu erro e não evitar o próximo filme do rapaz!(exceto se é filme se chamar Amanhecer)
Água para elefantes
Fico Interessado? Toma o trailer
ótimo filme e melhor atuação de Robert Pattinson, eu tenho fé nele.
ResponderExcluir